sábado, 31 de outubro de 2009

DATAS COMEMORATIVAS-HOJE DIA DE HALLOWEEN
É comum pensar que o dia de Halloween é um feriado bobo, comercial e estadunidense. Na verdade os estadunidenses popuparizaram uma tradição originalmente Celta.

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram as Ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., e não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro. O Festival de Halloween (hallow evening = noite sagrada) era a celebração que comemorava o final do período fértil da Deusa Celta Eiseria. Diz a lenda que quando o ciclo fértil da deusa chegava ao fim, no dia 31 de outubro, o “véu” entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue. Máscaras eram usadas em respeito à deusa que não desejava ser vista pelos olhos dos homens. Este dia também precede o dia de Todos os Santos, que é a celebração do início de um novo ciclo de fertilidade para a Deusa Celta Eiseria.
O Halloween é muito popular na Irlanda, onde é uma data repleta de significados espitiruais, culturais e históricos, e apesar de ser mais conhecida hoje por Halloween no idioma celta ainda se fala “Oíche/Oidhche Shamhna” que significa a “Noite de Samhain” ou Festival de Outono. Samhain significa ‘novembro’. Tradicionalmente, “Samhain” era tempo de avaliar os rebanhos e estoques de grãos, e decidir quais animais necessitariam ser abatidos para que as pessoas e o gado sobrevivessem durante o inverno. Este costume é, ainda hoje, praticado pelas pessoas que vivem da agricultura e da pecuária.
Na Escócia , a “Noite de Samhain” é um dos principais festivais do calendário celta, e a celebração pelo final da estação da colheita (final do verão). Também está ligado ao Ano Novo Celta. É ainda um costume, em algumas regiões, reservar lugares para os mortos durante a festa de Samhain, e relembrar contos dos antepassados nesta noite.
A relação da comemoração desta data com as bruxas teria surgido na Idade Média com as perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween foi levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficando assim conhecida como o “dia das bruxas”. FONTE WIKIPEDIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário