sábado, 31 de outubro de 2009
A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram as Ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., e não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro. O Festival de Halloween (hallow evening = noite sagrada) era a celebração que comemorava o final do período fértil da Deusa Celta Eiseria. Diz a lenda que quando o ciclo fértil da deusa chegava ao fim, no dia 31 de outubro, o “véu” entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue. Máscaras eram usadas em respeito à deusa que não desejava ser vista pelos olhos dos homens. Este dia também precede o dia de Todos os Santos, que é a celebração do início de um novo ciclo de fertilidade para a Deusa Celta Eiseria.
O Halloween é muito popular na Irlanda, onde é uma data repleta de significados espitiruais, culturais e históricos, e apesar de ser mais conhecida hoje por Halloween no idioma celta ainda se fala “Oíche/Oidhche Shamhna” que significa a “Noite de Samhain” ou Festival de Outono. Samhain significa ‘novembro’. Tradicionalmente, “Samhain” era tempo de avaliar os rebanhos e estoques de grãos, e decidir quais animais necessitariam ser abatidos para que as pessoas e o gado sobrevivessem durante o inverno. Este costume é, ainda hoje, praticado pelas pessoas que vivem da agricultura e da pecuária.
Na Escócia , a “Noite de Samhain” é um dos principais festivais do calendário celta, e a celebração pelo final da estação da colheita (final do verão). Também está ligado ao Ano Novo Celta. É ainda um costume, em algumas regiões, reservar lugares para os mortos durante a festa de Samhain, e relembrar contos dos antepassados nesta noite.
A relação da comemoração desta data com as bruxas teria surgido na Idade Média com as perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween foi levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficando assim conhecida como o “dia das bruxas”. FONTE WIKIPEDIA
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
domingo, 25 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009

sexta-feira, 23 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
domingo, 18 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009


terça-feira, 13 de outubro de 2009
12 de outubroDia do Descobrimento da América e Dia de Cristóvão Colombo
O plano do genovês Cristóvão Colombo para chegar à Ásia dando a volta no globo pelo Ocidente foi rejeitado por Portugal, mas acatado pela Espanha. Em 1492, ele partiu do porto de Palos, no rio Tinto, na Espanha, com três caravelas: Niña, Pinta e Santa Maria.Passaram-se dois meses, mas nenhuma terra foi avistada. A tripulação começou a se rebelar, pois os víveres já estavam acabando e as esperanças também. Colombo, porém, não desistiu e enfrentou os marinheiros e as dificuldades com muita ousadia.Finalmente, na manhã de 12 de outubro de 1492, um marinheiro da Pinta anunciou: "Terra à vista!", ao perceber a ilha de Guanaani (San Salvador), nas Antilhas.Então a primeira expedição de Colombo desembarcou nas novas terras: estava descoberta a América.Colombo voltou à Espanha em março de 1493, a bordo da Niña, e foi recebido com honras pela corte e pelo povo. Com ele, vieram seis índios, os quais atestavam aos reis que eram provenientes das Índias.Nas três viagens posteriores, Colombo descobriu outras ilhas das Antilhas; depois chegou ao continente, explorando a costa americana, desde a Venezuela até Honduras.Cristóvão Colombo morreu em 1506, pobre e esquecido, convicto de que havia chegado às Índias. Infelizmente não soube que havia descoberto o Novo Mundo: a América.

DIA 12 DE OUTUBRO DIA DO MAR
LENDA DO MAR HÁ MILHÕES DE ANOS
ANIMADA PELO FOGO DO SOL,
SURGE A TERRA
QUE POR ELE SE APAIXONOU.
VESTIU-SE DE FLORES
DE TODAS AS CORES,
DEIXANDO EM SI ENTRAR
O CALOR DO SOL AMADO
O SOL ENTROU EM FÚRIA
QUERENDO A TERRA ABRAÇAR,
E NUMA PROPAGAÇÃO DE ONDAS
A TERRA ENGRAVIDOU.
DESSE AMOR NASCEU A LUA.
QUE ATRAIDA PELO CALOR
DA MÃE SE DESPRENDEU,
QUERENDO O PAI VISITAR.
GAIA ENTÃO SOLUÇOU
A FILHA LUA.. PAROU...
VENDO CACHOEIRAS DE LÁGRIMAS FORMAR.
DE TANTO A TERRA CHORAR
NO LUGAR ONDE FICAVA A LUA
SURGIU
O
MAR.
MESMO VIVENDO AQUI NO CERRADO LONGE DAS ONDAS DO MAR QUEREMOS HOMENAGEÁ-LO PELO DIA QUE A ELE É DEDICADO. COM CERTEZA UM DIA MUITOS DE NOSSA SALINHA AINDA ESTARÃO PISANDO EM AREIAS DO ATLÂNTICO E QUEM SABE DE OUTROS MARES.
domingo, 11 de outubro de 2009
ELIS/http://ferramentapedagogica.blogspot.com/
VILMA/http://vida-vivendocomarte.blogspot.com/
http://dicasetutoriaisjojo.blogspot.com/
http://apaixonadosporgifs.blogspot.com/
quarta-feira, 7 de outubro de 2009

| |||

